Resposta imune humoral de eqüinos infectados experimentalmente com Trypanosoma evansi
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n2p131Palavras-chave:
Trypanosoma evansi, Tripanossomiase, Eqüinos, Resposta imune.Resumo
Seis eqüinos foram inoculados com 106 tripomastigota sangüícolas de Trypanosoma evansi. Três outros animais foram mantidos como testemunhas. Amostras de soro sangüíneo foram obtidas de todos os animais, antes da inoculação, e diariamente até o 14º dia pós inoculação (DPI); após este período uma vez por semana. Pesquisa de anticorpos anti- T. evansi, foram realizadas através da reação de imunofluorescência indireta (RIFI) e do ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA). A resposta imune humoral, detectada através da RIFI e do ELISA, iniciou-se, em média, a partir do oitavo DPI, alcançando títulos máximos após quatro semanas de evolução, e os titulos de anticorpos anti- T. evansi mantiveram-se elevadas até o término das observações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.