Efeito do extrato de Musa spp. sobre ovos e larvas de nematódeos gastrintestinais provenientes de ovinos infectados
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3751Palavras-chave:
Fitoterapia, Musa spp., Clínica de ruminantes, Resistência parasitária.Resumo
As helmintoses figuram como um dos principais entraves para o desenvolvimento da caprino-ovinocultura. Haemonchus contortus é a espécie que causa maior impacto nesta atividade pecuária. A resistência às drogas antiparasitárias e a procura por alimentos de origem animal livre de resíduos tem elevado a importância de tratamentos fitoterápicos. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um extrato de Musa spp. e avaliar através de testes in vitro o efeito anti-helmíntico sobre ovos e larvas de nematódeos gastrintestinais de ovinos. Foram colhidas amostras de fezes de ovinos, naturalmente infectados, para a obtenção de ovos e larvas, seguida pela realização do teste da eclodibilidade de ovos e o teste de inibição da migração larval. Nos testes in vitro foram observados a inibição da eclodibilidade larval nas concentrações de 160 e 180mg mL-1 de extrato e a inibição da migração larval nas concentrações de 800 e 1000 mg mL-1. Os resultados indicam que o uso da folha de bananeira tem efeito anti-helmíntico e estudos in vivo acerca da aplicabilidade dessa tecnologia a campo devem ser feitos a complementar e trazer maiores informações ao que já foi revelado no presente estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.