População de folículos antrais em vacas e novilhas da raça Nelore e Girolando
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3741Palavras-chave:
Bovinos, Folículos antrais, Ultrassonografia.Resumo
Este estudo objetivou avaliar a população folicular antral ovariana (PFAO) de novilhas (12 a 18 meses) e vacas (24 a 60 meses) das raças Nelore e Girolando. Os animais foram divididos em quatro grupos: 1) vacas Nelore (n = 18); 2) vacas Girolando (n=20); 3) Novilhas Nelore (n=7) e; 4) Novilhas Girolando (n=7). Nos grupos das vacas, os animais receberam um dispositivo intravaginal com 1.9 g de progesterona, 2 mg de benzoato de estradiol IM e 25 mg de dinoprost IM, em um dia aleatório do ciclo estral (D0). No D7 o dispositivo de progesterona foi retirado. Os animais foram submetidos à ultrassonografia ovariana via transvaginal para contagem da PFAO no D11. Foram contados todos os folículos ? 3 mm de diâmetro em ambos os ovários. O procedimento de contagem da PFAO foi repetido três vezes, com intervalos de 35 dias entre as repetições. Para os grupos de novilhas foram adotados os mesmos procedimentos descritos acima, porém estes animais não receberam o tratamento de sincronização da emergência da onda folicular. Para avaliação da PFAO entre as contagens e da média das contagens entre as raças e os grupos, foi realizada análise de variância (ANOVA) seguida de Teste de Tukey a 5% de probabilidade e correlação de Pearson, através do programa SAS, utilizando o Proc GLIMMIX. Não foi observada diferença significativa (p>0.05) entre as médias das contagens da PFAO de vacas Nelore e Girolando (30.9 e 26.7, respectivamente) e das novilhas Nelore e Girolando (16.2 e 18.1, respectivamente). Porém, diferença significativa (p<0.05) da PFAO entre as categorias de novilhas e vacas da raça Nelore (16.2 e 30.9, respectivamente) e Girolando (18.1 e 26.7, respectivamente) foi observada. Com base nestes dados, conclui-se que a PFAO em fêmeas bovinas das raças Nelore e Girolando é semelhante e influenciada pela idade. Além disso, considerando a alta correlação observada entre a média de folículos dos dois ovários e a média de folículos dos ovários esquerdo e direito separadamente, sugere-se que a avaliação de um único ovário é suficiente para estimar a PFAO do indivíduo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.