Infecção experimental em pintos de corte com Salmonella Typhimurium proveniente de pombo (Columba livia)

Autores

  • Átilla Holanda de Albuquerque Universidade Estadual do Ceará
  • Régis Siqueira de Castro Teixeira Universidade Estadual do Ceará
  • Débora Nishi Machado Universidade Estadual do Ceará
  • Elisângela de Souza Lopes Universidade Estadual do Ceará
  • Ruben Horn Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará
  • Bruno Pessoa Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Adson Ribeiro Marques Universidade Estadual do Ceará
  • Isaac Neto Goes da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Rosa Patrícia Ramos Salles Biolab Clínica e Laboratório Veterinário LTDA
  • William Cardoso Maciel Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1919

Palavras-chave:

Infecção experimental, Pintos, Salmonella Typhimurium, Saúde pública.

Resumo

Na literatura são relatados diversos casos de salmonelose em animais e humanos em vários países ocasionados pelo sorotipo Typhimurium. Em animais, a infeção subclínica favorece a disseminação do patógeno através das fezes. Nesse contexto, o pombo (Columba livia) com quadro assintomático pode desempenhar um importante papel na transmissão de salmonelose, mediante a excreção de fezes contaminadas em aviários comerciais ou em instalações de ração animal causando perdas econômicas para a indústria avícola, e proporcionando risco para a saúde pública. Objetivou-se avaliar a taxa de mortalidade, sinal clínico e a presença de Salmonella Typhimurium nas fezes e nos órgãos de pintinhos previamente inoculados com bactérias oriundas de pombo. Foram utilizados 70 pintos de corte de um dia de idade, os quais foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos (G1 e G2) de 32 aves cada. Utilizou-se um grupo controle, constituído por seis aves, antes do início do tratamento para confirmação da ausência do patógeno. Utilizou-se inóculos de 0,4 e 0,7 mL contendo as concentrações de 105 e 106 unidades formadoras de colônias nas aves do grupo 1 (G1) e grupo 2 (G2), respectivamente. Nos dias 1, 4, 7 e 14 pós inoculação (dpi) foram coletados pool de fezes de cada gaiola, como também, swabs cloacais individuais. Ao 14° dpi, todos os pintos foram eutanasiados e coletados fígado, baço, pulmão, ceco e intestino para processamento microbiológico. Observou-se mortalidade nas aves do G2 (6,25%). O período em que o maior percentual de aves apresentavam sinal clínico de diarreia foi o 4° dpi, não sendo observado nenhum quadro aos 14° dpi. Os resultados de swabs cloacais mostraram eliminação bacteriana em 68,8% e 53,1% de aves dos grupos G2 e G1 respectivamente no 1º dpi. Adicionalmente, ao analisar as amostras fecais, evidenciou-se alta taxa de eliminação bacteriana nos quatros períodos de observação, com uma menor taxa de excreção no 4° dpi (62,5%) em ambos os grupos. As aves do G2 apresentaram-se positivas para o patógeno no intestino (74,2%), o grupo G1 apresentou a menor taxa no pulmão (29%) e ambos os grupos com positividade superior a 50% nas amostras de fígado e cecos. Os resultados revelaram que pintos infectados com cepa de Salmonella Typhimurium, originária de pombos, são passíveis de albergarem o patógeno em diversos órgãos, assim como de apresentarem simultaneamente quadros de diarreia com significativos níveis de excreção bacteriana nas fezes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Átilla Holanda de Albuquerque, Universidade Estadual do Ceará

Dr. em Ciências Veterinárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

Régis Siqueira de Castro Teixeira, Universidade Estadual do Ceará

Dr. em Ciências Veterinárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

Débora Nishi Machado, Universidade Estadual do Ceará

M.e em Ciências Veterinárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

Elisângela de Souza Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Discente de Doutorado em Ciências Veterinárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

Ruben Horn Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará

Discente de Doutorado em Ciências Veterinárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

Bruno Pessoa Lima, Universidade Estadual do Ceará

Discente de Medicina Veterinária, Faculdade de Veterinária, UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

Adson Ribeiro Marques, Universidade Estadual do Ceará

Discente de Medicina Veterinária, Faculdade de Veterinária, UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

Isaac Neto Goes da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Prof., Patologia Clínica Veterinária, UECE, Fortaleza, CE. Brasil.

Rosa Patrícia Ramos Salles, Biolab Clínica e Laboratório Veterinário LTDA

Dra em Ciências Veterinárias, Médica Veterinária, Biolab Clínica e Laboratório Veterinário LTDA, Fortaleza, CE, Brasil.

William Cardoso Maciel, Universidade Estadual do Ceará

Prof. Adjunto, Ornitopatologia, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

Albuquerque, Átilla H. de, Teixeira, R. S. de C., Machado, D. N., Lopes, E. de S., Vasconcelos, R. H., Lima, B. P., Marques, A. R., Silva, I. N. G. da, Salles, R. P. R., & Maciel, W. C. (2016). Infecção experimental em pintos de corte com Salmonella Typhimurium proveniente de pombo (Columba livia). Semina: Ciências Agrárias, 37(4), 1919–1928. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1919

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)