Suplementação de concentrado na fase pré-parto no desempenho produtivo e reprodutivo de cabras mantidas em pastagem de capim-tobiatã (Panicum maximum cv. Tobiatã)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1489Palavras-chave:
Caprinos, Composição de leite, Peso ao nascer, Produção de leite, Prolificidade.Resumo
Foram utilizadas 60 cabras (20 Alpina, 18 Anglo-Nubiana e 22 mestiças Boer), com peso corporal médio de 49,33±1,41kg, mantidas em pastagem com Panicum maximum cv. Tobiatã e suplementadas com dois níveis de concentrado: 300 (NS30) e 600 g kg-1 (NS60) das exigências diárias, avaliadas desde a pré-estação de monta, até, em média 110 dias de lactação. O controle leiteiro foi realizado a cada 14 dias, estimando-se as características da curva de produção: tempo para atingir o pico (TP), produção no pico (PP) e produção de leite até 110 dias de lactação (PL); os constituintes: gordura, proteína, lactose, sólidos totais (ST), extrato seco desengordurado (ESD), nitrogênio ureico (NU) e contagem de células somáticas (CCS); além da prolificidade das cabras e o peso ao nascer dos cabritos. O grupo racial influenciou a curva de lactação, sendo que as Alpinas e Anglo-Nubianas apresentaram maior TP, PP e PL. Os teores de proteína, ST e ESD foram influenciados pelo grupo racial, tendo as mestiças Boer apresentado maiores teores. Os teores de gordura, lactose e o log da CCS foram influenciados pelo tratamento, sendo o NS30 com maiores valores, e pelo grupo racial, tendo as mestiças Boer apresentado maiores valores para teores de gordura e log da CCS, e as mestiças Boer e as Alpinas maiores valores para a lactose. O NU foi influenciado pelo estádio da lactação. A prolificidade e o peso ao nascer foram influenciados pelo grupo racial e tratamento, sendo que as Anglo-Nubianas e mestiças Boer do NS60 apresentaram melhores resultados. Os cabritos de partos simples tiveram maiores pesos ao nascer. A raça Anglo-Nubiana pode ser indicada para esse sistema de produção, pela boa produção de leite e melhor condição corporal. A suplementação NS60 favoreceu o peso ao nascer e a prolificidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.