Regulador de crescimento e nitrogênio no desempenho produtivo e acamamento do trigo irrigado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1709Palavras-chave:
Trinexapac-ethyl, Triticum aestivum L., Reguladores vegetais, Índice de colheita.Resumo
Elevada disponibilidade de nitrogênio (N) propicia melhores condições de crescimento e produtividade de grãos, mas podem aumentar a ocorrência do acamamento de plantas em trigo. Uma das opções para evitar o elevado crescimento das plantas e, consequentemente o acamamento, é o uso de reguladores de crescimento, que reduzem o comprimento dos entrenós. Neste trabalho, objetivou-se avaliar o estado nutricional de N, o crescimento de plantas e o desempenho produtivo do trigo irrigado em resposta a doses de N e de regulador de crescimento. O experimento foi realizado em Rio Paranaíba – MG, em duas safras agrícolas, com a cultivar BRS 264. Os tratamentos consistiram de duas doses de N (50 e 110 kg ha-1), aplicadas via ureia e, de cinco doses de regulador de crescimento trinexapac-ethyl (0; 0,05; 0,1; 0,15 e 0,2 kg ha-1). Cada parcela foi constituída por 20 fileiras de trigo, espaçadas de 0,17 m, com seis metros de comprimento. Foram avaliados a altura de plantas, o acúmulo de matéria seca da parte aérea, a massa de mil grãos, o número de grãos por espiga, a produtividade de grãos, o teor de N na folha índice e nos grãos, a quantidade do N absorvido e exportado e o índice de acamamento. O regulador proporcionou decréscimo linear na altura de plantas e na produção de matéria seca da parte aérea, sem incrementar a produtividade de grãos. O N incrementou a produtividade de grãos apenas no ano de 2011. Não há interação entre doses de N e de reguladores de crescimento para o trigo irrigado cultivado em sucessão a soja e a cenoura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.