Variação da composição e qualidade do leite em função do volume de produção, período do ano e sistemas de ordenha e de resfriamento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p2287Palavras-chave:
Crioscopia, Contagem bacteriana total, Contagem de células somáticas, Gordura.Resumo
Objetivou-se verificar o efeito de três volumes mensais de venda de leite, meses do ano, tipos de resfriadores e sistemas de ordenha sobre o ponto de congelamento do leite, o percentual de gordura, a contagem de células somáticas (CCS) e a contagem bacteriana total (CBT) do leite oriundo de produtores de um laticínio do Oeste do Paraná. Avaliou-se doze meses para cada informação (volume, gordura, crioscopia, CCS e CBT) com um total de 7.105 registros. As amostras para as análises foram coletadas pelos transportadores de leite junto aos produtores. As informações foram classificadas pelos volumes mensais produzidos (até 4.500 litros, entre 4.500-15.000 litros e mais que 15.000 litros), pelos sistemas de ordenha (manual, balde ao pé, canalizado e com transferidor) e tipos de resfriadores (imersão, granel e freezer) utilizados por cada produtor. O leite oriundo de produtores com volumes superiores a quinze mil litros mensais possui menor ponto crioscópico, teor de gordura, CBT e CCS. Ocorreram variações estacionais do ponto de congelamento, teor de gordura, CBT e CCS. As variações da CBT durante os períodos do ano são menores no leite oriundo de resfriamento a granel e de ordenhadeiras canalizadas. Existem fatores relacionados ao manejo dos animais e higienização dos equipamentos de ordenha e resfriamento que necessitam ser trabalhados junto aos produtores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.