Consumo e desempenho produtivo de cordeiros das raças Texel e Ideal terminados em confinamento com dietas contendo diferentes teores de casca de soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p2131Palavras-chave:
Alimentação, Concentrado, Ganho de peso, Ovinos, Volumoso.Resumo
O presente experimento, conduzido no Laboratório de Ovinocultura da Universidade Federal de Santa Maria, teve como objetivo avaliar o efeito de níveis crescentes de substituição da silagem de sorgo por casca de soja sobre o consumo de nutrientes, o ganho de peso e as características de carcaça de cordeiros das raças Texel e Ideal, terminados em sistema de confinamento. Foram utilizados 40 cordeiros machos, não castrados, oriundos de parto simples, sendo 20 da raça Texel e 20 da raça Ideal, todos mantidos em baias individuais. Os tratamentos foram constituídos por duas raças (Texel e Ideal) e por quatro níveis de substituição de silagem de sorgo por casca de soja, sendo: 0; 33,5; 66,5 e 100% de substituição. Os Texel foram abatidos com 32,88 kg e os Ideal com 27,51 kg, correspondendo a 60% do peso vivo a maturidade das suas mães. Não foi observada interação entre raças e os níveis de casca de soja testados. O consumo de nutrientes aumentou linearmente nas diversas formas em que foi expresso, com o aumento de inclusão de casca de soja nas dietas. O ganho de peso diário foi influenciado de forma quadrática pela inclusão de casca de soja na dieta. O máximo ganho de peso de cordeiros, quando terminados em confinamento, é obtido quando se substitui silagem de sorgo por casca de soja em 56,7%. Cordeiros da raça Texel terminados em sistema de confinamento apresentam maior ganho de peso diário e melhor conversão alimentar quando comparados a cordeiros da raça Ideal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.