Proteína degradável no rúmen e frequência de suplementação para novilhos Nelore em pastejo: Desempenho produtivo e análise econômica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p2105Palavras-chave:
Brachiaria brizantha, Forragem, Ganho médio diário, Suplemento múltiplo.Resumo
Avaliaram-se o efeito da proteína degradável no rúmen (PDR) e da frequência de suplementação sobre o ganho de peso médio diário, peso corporal final e viabilidade econômica de bovinos em pastagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu durante o período de transição águas-seca. Foram utilizados 25 novilhos Nelore com peso corporal médio inicial de 287,96 ±7,47 kg e idade média inicial de 18 meses, distribuídos em cinco piquetes de 1,6 ha cada. O delineamento foi inteiramente casualizado com cinco suplementos e cinco repetições. Foram avaliados os seguintes suplementos: SAL – mistura mineral fornecida ad libitum (Controle); PDR diário – suplemento formulado para atendimento das exigências em PDR, com fornecimento diário; PDR freqüência – suplemento formulado para atendimento das exigências em PDR fornecido três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras); PDR+ - suplemento formulado com acréscimo de 10% nas exigências em PDR fornecido 3X; PDR- - suplemento formulado com 10% a menos da exigência em PDR fornecido 3X. Os animais suplementados apresentaram ganho de peso médio diário (GMD) superior (P=0,0010) ao suplemento controle. Os suplementos PDR diário e PDR frequência não apresentaram diferença significativa (P>0,05) para o GMD. Houve diferença significativa do GMD do suplemento PDR frequência (P=0,0189) em relação ao suplemento PDR –. Na avaliação econômica, observou retorno econômico positivo para os suplementos: PDR frequência, PDR diário, PDR + e PDR-. A estratégia de fornecimento de suplemento PDR frequência proporcionou o melhor retorno econômico. A suplementação em dia alternado para novilhos em pastejo proporciona maior ganho de peso corporal final e maior GMD, os quais são efetivos em promover rentabilidade econômica e desempenho produtivo maiores aos obtidos em sistemas a pasto com fornecimento diário de suplemento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.