Teste de comprimento de plântula na avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Amburana cearensis (Allemão) A.C. Smith
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2373Palavras-chave:
Vigor, Sementes florestais, Germinação, Emergência.Resumo
Os testes de vigor são empregados no controle interno de qualidade pelas empresas produtoras de sementes. O teste de comprimento de plântulas tem potencial para fornecer informações complementares às obtidas no teste de germinação e que possibilitem estimar o potencial de emergência de plântulas em campo. Assim, o trabalho objetivou verificar a possibilidade de utilização do teste de comprimento de plântulas como um método de vigor para classificar lotes de sementes de Amburana cearensis (Allemão) A.C. Smith de acordo com a sua qualidade fisiológica. Para tanto a qualidade fisiológica de nove lotes de sementes de A. cearensis foi avaliada por testes de viabilidade e vigor, realizados em laboratório e campo. Empregou-se o delineamento inteiramente ao acaso e as médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. As sementes procedentes de Serra Negra – RN (lotes L1, L2 e L3) atingem maior porcentagem de emergência e comprimento de plântulas, possibilitando a classificação como lotes de alto vigor. A separação mais ampla dos lotes em níveis de vigor foi obtida com os testes de comprimento de plântulas, seguido do teste de primeira contagem de germinação e de emergência em campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Roberta Sales Guedes, Edna Ursulino Alves, Sueli da Silva Santos-Moura, Evio Alves Galindo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.