Teste de comprimento de plântula na avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Amburana cearensis (Allemão) A.C. Smith

Autores

  • Roberta Sales Guedes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edna Ursulino Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Sueli da Silva Santos-Moura Universidade Federal da Paraíba
  • Evio Alves Galindo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2373

Palavras-chave:

Vigor, Sementes florestais, Germinação, Emergência.

Resumo

Os testes de vigor são empregados no controle interno de qualidade pelas empresas produtoras de sementes. O teste de comprimento de plântulas tem potencial para fornecer informações complementares às obtidas no teste de germinação e que possibilitem estimar o potencial de emergência de plântulas em campo. Assim, o trabalho objetivou verificar a possibilidade de utilização do teste de comprimento de plântulas como um método de vigor para classificar lotes de sementes de Amburana cearensis (Allemão) A.C. Smith de acordo com a sua qualidade fisiológica. Para tanto a qualidade fisiológica de nove lotes de sementes de A. cearensis foi avaliada por testes de viabilidade e vigor, realizados em laboratório e campo. Empregou-se o delineamento inteiramente ao acaso e as médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. As sementes procedentes de Serra Negra – RN (lotes L1, L2 e L3) atingem maior porcentagem de emergência e comprimento de plântulas, possibilitando a classificação como lotes de alto vigor. A separação mais ampla dos lotes em níveis de vigor foi obtida com os testes de comprimento de plântulas, seguido do teste de primeira contagem de germinação e de emergência em campo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Sales Guedes, Universidade Federal de Santa Catarina

Bióloga, Profª. Drª., Deptº. de Fitotecnia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, SC.

Edna Ursulino Alves, Universidade Federal da Paraíba

Engª Agrª, Profª Drª, Deptº. de Fitotecnia e Ciências Ambientais, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Centro de Ciências Agrárias, CCA, Areia, PB.

Sueli da Silva Santos-Moura, Universidade Federal da Paraíba

Discente de Doutorado em Agronomia, UFPB, CCA, Areia, PB.

Evio Alves Galindo, Universidade Federal da Paraíba

Discente de Doutorado em Agronomia, UFPB, CCA, Areia, PB.

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

Guedes, R. S., Alves, E. U., Santos-Moura, S. da S., & Galindo, E. A. (2015). Teste de comprimento de plântula na avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Amburana cearensis (Allemão) A.C. Smith. Semina: Ciências Agrárias, 36(4), 2373–2382. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2373

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.