Estudo comparativo entre a utilização de Levobupivacaína 0,5% e Ropivacaína 1% na anestesia epidural lombossacra em gatos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2925Palavras-chave:
Anestesia locorregional, Escalas de dor, Analgesia, Eficácia.Resumo
A anestesia epidural é uma técnica de anestesia locorregional que propicia abolição de estímulos nociceptivos na região retro-umbilical. Este estudo visou comparar a eficácia do bloqueio sensitivo e motor da levobupivacaína e da ropivacaína, administradas por via epidural, em gatos. Foram submetidas ao bloqueio epidural, seis gatas as quais receberam de forma aleatória, através de estudo cego, três tratamentos com intervalos de uma semana entre estes: grupo NaCl 0,9% (controle); grupo levobupivacaína 0,5%; grupo ropivacaína 1%. Após a infusão das soluções procedeu-se estímulos nociceptivos através da técnica de pinçamentos. O bloqueio sensitivo foi determinado através das escalas visual analógica e simples descritiva e pelas variações de frequência cardíaca (FC) e respiratória (FR). Ademais, o bloqueio motor foi avaliado através do Escore de Bromage modificado e teste do reflexo do tendão patelar. Aplicou-se os teste da Análise de Variância e de Kruskal-Wallis para análise estatística dos dados. Não houve diferença significativa entre as variáveis FC, FR, bloqueio sensitivo e motor, entretanto, observou-se diferença nos períodos de latência. O uso da ropivacaína e da bupivacaína conferem eficácia equivalentes no que tange o bloqueio sensitivo e motor, diferindo nos tempos de latência sensitiva e motora, os quais são maiores no uso da ropivacaína.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.