Análise dialélica da produtividade e do progresso da severidade de doenças foliares em híbridos de milho em duas densidades populacionais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n1p123Palavras-chave:
Capacidade de combinação, Cercospora zeae-maydis, Puccinia sorghi, Zea mays.Resumo
Sete híbridos comerciais de milho (AS1575, 2B688, Penta, GNZ2004, AG8021, Sprint e P30F53) foram utilizados como genitores de um dialelo completo, sem os recíprocos, gerando 21 cruzamentos. Os 28 tratamentos foram avaliados em duas densidades populacionais (62.500 e 90.000 plantas ha-1), com o objetivo de selecionar os genitores mais promissores para a geração de populações-base para a obtenção de linhagens. Dois experimentos contíguos foram conduzidos em Guarapuava-PR, no delineamento em blocos ao acaso com três repetições. Foi estimada a capacidade geral (CGC) e específica (CEC) de combinação para produtividade de grãos e severidade de doenças avaliadas pela área abaixo da curva de progresso da ferrugem comum (Puccinia sorghi) (AACPF) e da cercosporiose (Cercospora zeae-maydis) (AACPC). Os efeitos da CGC e CEC foram significativos para a produtividade de grãos e severidade das doenças em ambas as densidades de semeadura, revelando a importância tanto dos efeitos aditivos quanto não aditivos. Houve interação CGC x densidades de semeadura significativa somente para produtividade de grãos. Os cruzamentos P30F53 x AG8021 e P30F53 x Penta apresentaram CEC negativa para AACPF e AACPC na média dos experimentos. Os híbridos GNZ 2004 e P30F53 destacaram-se apresentando CGC positiva para produtividade de grãos e negativa para a AACPF e AACPC em ambos os experimentos, portanto são recomendados para a geração de populações-base para a obtenção de linhagens adaptadas tanto a densidades populacionais convencionais, quanto a plantios mais adensados, atendendo às atuais tendências de manejo da cultura do milho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.