Desempenho agronômico de cultivares de cevada cervejeira sob diferentes lâminas de irrigação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n1p89Palavras-chave:
BRS Sampa, Irrigação por gotejamento, Hordeum vulgare L., Produtividade.Resumo
Objetivou-se avaliar o desempenho agronômico de cultivares de cevada cervejeira submetidas a diferentes lâminas de irrigação no cerrado sul-mato-grossense. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado, com parcelas subdivididas, tendo nas parcelas quatro lâminas de irrigação (50, 75, 100 e 125% da evapotranspiração da cultura) e nas subparcelas três cultivares de cevada (BRS Sampa, BRS Manduri e BRS 195), com quatro repetições. As cultivares de cevada diferiram apenas em número de perfilhos por planta, espiguetas por espiga e profundidade do sistema radicular. As produtividades máximas de grãos para as cultivares BRS Sampa, BRS Manduri e BRS 195 foram de 5.848, 5.449 e 4.767 kg ha-1, respectivamente. A cevada BRS Sampa apresentou valor 17% superior à produtividade divulgada pelo detentor. As lâminas de irrigação afetaram todas as características agronômicas avaliadas. Recomenda-se para o nordeste sul-mato-grossense a BRS Sampa irrigada com reposição de 100% da evapotranspiração da cultura, por não ter diferido das demais cultivares e ter sido desenvolvida para região de clima semelhante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.