Não preferência para alimentação e antibiose em cultivares de amendoim a Stegasta bosquella (Chambers) (Lepidoptera: Gelechiidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p619Palavras-chave:
Arachis hypogaea, Lagarta-do-pescoço-vermelho, Oleaginosas, Resistência de plantas a insetos.Resumo
Este trabalho teve como objetivos avaliar a atratividade, não preferência para alimentação e antibiose em cultivares de amendoim de hábitos de crescimento ereto e rasteiro a Stegasta bosquella (Chambers). Avaliaram-se oito cultivares, sendo quatro de hábito de crescimento ereto (IAC Tatu, IAC 22, IAC 8112 e IAC 5) e quatro de hábito rasteiro (IAC Runner 886, IAC 147, IAC 125 e IAC 503). Foram realizados testes de não preferência para alimentação com e sem chance de escolha, utilizando-separes de discos foliares sobrepostos de 1,0 cm de diâmetro, os quais foram dispostos em placas de Petri onde foram liberadas lagartas de terceiro instar de S. bosquella. Avaliou-se a atratividade das lagartas em tempos pré-estabelecidos, além da massa seca consumida. No teste de antibiose, foram avaliados os parâmetros biológicos: período e viabilidade larval, de pré-pupa, pupal e total, pesos de lagartas e pupas, razão sexual e longevidade. Nenhuma das cultivares de amendoim de hábito de crescimento rasteiro apresentaram resistência do tipo não preferência para alimentação. Dentre as cultivares de hábito de crescimento ereto, IAC 5 e IAC 22 foram as menos atrativas e consumidas no teste de não preferência para alimentação com chance de escolha, e IAC 5 e IAC 8112 foram as menos atrativas no teste sem chance de escolha. As cultivares de hábito rasteiro IAC 147 e IAC Runner 886 afetaram a sobrevivência larval de S. bosquella, apresentando resistência do tipo antibiose. Para as cultivares de hábito ereto, IAC 22 e IAC 8112 afetaram a viabilidade larval, apresentando resistência do tipo antibiose. As cultivares de hábito de crescimento rasteiro e ereto não influenciaram os parâmetros biológicos de peso de pupa, razão sexual e longevidade de S. bosquella.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.