Determinação dos tipos de resistência a Spodoptera cosmioides (Walker) (Lepidoptera: Noctuidae) em genótipos de soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p607Palavras-chave:
Não preferência, Antibiose, Lagarta-das-vagens, Glycine max.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar os tipos de resistência de genótipos de soja a Spodoptera cosmioides (Walker) em laboratório. Os genótipos de soja testados foram: ‘IAC 100’ (padrão resistente), ‘BR16’ (padrão suscetível), ‘Dowling’, PI 227687, PI 274454, ‘IGRA RA 626 RR’, PI 227682, ‘BRSGO 8360’, ‘IGRA RA 516 RR’ e ‘P 98Y11 RR’. Foram realizados testes de não preferência para alimentação com e sem chance de escolha utilizando-se duas lagartas recém-eclodidas por genótipo ou uma lagarta de 3º instar por genótipo em ambos os testes. Avaliou-se a atratividade das lagartas em diferentes intervalos de tempo, e ao término dos experimentos, quantificou-se a área foliar consumida. No teste de antibiose, lagartas recém-eclodidas foram individualizadas em placas de Petri, onde foram fornecidos folíolos dos genótipos durante toda a fase larval, e os seguintes parâmetros biológicos foram avaliados: período e viabilidade de larvas, pupas e total (larvas + pupas), peso de lagartas e de pupas, razão sexual e longevidade dos adultos. Em geral, nos testes de preferência para alimentação, não se verificaram diferenças significativas no consumo foliar entre os genótipos. No ensaio de antibiose, os genótipos PI 227687, PI 227682 e ‘IAC 100’ proporcionaram 100% de mortalidade larval e os menores pesos de lagartas, variando entre 37,65 a 85,56 mg. Os genótipos de soja testados não apresentam resistência do tipo não preferência para alimentação a S. cosmioides e PI 227687, PI 227682 e ‘IAC 100’ destacaram-se por serem portadores de antibiose.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.