Qualidade da carne de cordeiros lactentes suplementados com teores de glicerina bruta em comedouro privativo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n5p2685Palavras-chave:
Biodiesel, Glicerol, Lipídios, Maciez, Textura.Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi de avaliar o efeito de teores de glicerina bruta no suplemento fornecido em comedouro privativo sobre as características fisico-químicas e sensoriais da carne de cordeiros lactentes mantidos em pasto de azevém. Foram utilizados 32 cordeiros lactentes, 16 machos e 16 fêmeas, distribuídos em 4 dietas com diferentes teores de glicerina bruta: 0, 10, 20 e 30% de glicerina bruta, em substituição ao milho, no suplemento isoproteico (18% de PB) fornecido diariamente em quantidade equivalente a 2% do peso corporal. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, sendo os dados de cada variável submetidos à análise da variância a 5% de significância e os resultados significativos submetidos à análise de regressão. Não houve efeito (P>0,05) dos teores de glicerina bruta sobre a composição centesimal e o teor de colesterol da carne. Por outro lado, houve o efeito linear crescente (P>0,05) do uso da glicerina bruta sobre o pH e perdas por cocção. Não houve influência (P>0,05) dos teores de glicerina bruta sobre a análise do perfil de textura (TPA), análise sensorial mediante teste triangular e nem quando se avaliou os atributos, cor, maciez e suculência da carne dos cordeiros. Teores de até 30% de glicerina bruta no suplemento fornecido em comedouro privativo para cordeiros lactentes pastejando azevém não comprometem a qualidade físico-química e sensorial da carne dos animais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.