Avaliação eletrocardiográfica de macacos-prego (Sapajus apella) sob contenção química com midazolam e propofol
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p3801Palavras-chave:
Sapajus apella, Propofol, Midazolam, Eletrocardiograma.Resumo
Estudos sobre eletrocardiograma (ECG) em Sapajus apella são restritos na literatura científica. Primatas não humanos podem ser sedados com benzodiazepínicos e após induzidos e mantidos anestesiados com propofol. O objetivo do presente estudo foi à descrição dos achados eletrocardiográficos em 18 macacos-prego (Sapajus apella) após sedação com midazolam e anestesia com propofol. A interpretação do eletrocardiograma foi realizada determinando-se os seguintes parâmetros: frequência (FC) e ritmo cardíaco, eixo elétrico (°), onda P, onda R, onda T, complexo QRS, intervalo P-R, intervalo Q-T e segmento ST. A FC média foi de 198,4 ± 22,9 bpm, a maioria dos macacos tinham ritmo sinusal normal, seguido de ritmo sinusal normal com marcapasso migratório. O eixo elétrico mais comumente observado manteve-se entre 60-90°. A administração intramuscular de midazolam, seguida de anestesia geral de curta ação com propofol não causou arritmias no traçado eletrocardiográfico e preservou a FC nos limites considerados fisiológicos para a espécie. Consequentemente, houve uma duração maior do intervalo Q-T comparado com estudos anteriores que utilizaram somente cetamina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.