Avaliação ginecológica e citológica em vacas Holandesas com mais de três repetições de cio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p3787Palavras-chave:
Bovinos, Endometrite clínica, Endometrite subclínica, Urovagina.Resumo
A
A eficiência reprodutiva é um dos principais fatores envolvidos na viabilidade econômica do setor de criação de bovinos. Objetivou-se realizar a avaliação ginecológica e citológica em vacas Holandesas com mais de três repetições de cio. O experimento foi desenvolvido em seis propriedades leiteiras comerciais, com manejos sanitários e reprodutivos semelhantes e assistidas por médicos veterinários. Foram incluídas apenas vacas da raça Holandesa, até cinco parições e mais de três repetições de cio consecutivas. Na propriedade, os animais foram identificados e procedidos o exame ginecológico e citologia endometrial. No presente estudo foram avaliadas 77 vacas e as causas reprodutivas encontradas em vacas Holandesas sujeitas ao descarte involuntário foram: endometrite clínica com secreção vaginal purulenta e mais que 3% de neutrófilos (7,79%), endometrite clínica com secreção vaginal purulenta e menos que 3% de neutrófilos (2,6%), endometrite subclínica (10,4%), urovagina (1,3%) e 77,9% que não se sabe a causa, porém não está associado aos distúrbios reprodutivos avaliados. Concluiu-se que: a) o índice de vacas que não apresentaram a causa diagnosticada é muito alto e isto interfere diretamente na eficiência reprodutiva; b) o exame proposto diagnosticou 22,1% de distúrbios clínicos que poderiam ser evitados ou tratados e desta forma reduzindo o descarte involuntário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.