Influência da idade dos reprodutores de codornas de postura na reprodução, na qualidade de ovos e na morfologia dos órgãos genitais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n5p2449Palavras-chave:
Camada perivitelínica, Fertilidade, Eclodibilidade, Oviduto, Testículo.Resumo
A interação espermatozóide-ovo foi analisada durante a sua vida reprodutiva, em codornas de postura acasaladas com machos de diferentes idades (Coturnix coturnix sp.). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 4 (idade das fêmeas x idade dos machos de codorna, 80,160,240 e 390 dias), com 10 repetições e 6 aves por unidade experimental, na proporção duas fêmeas para um macho. Foram avaliados variáveis de qualidade e produção de ovos, fertilidade, eclodibilidade e mortalidade embrionária na incubação e desempenho e qualidade dos ovos da progênie nas fêmeas oriundas da incubação. A idade dos machos não apresentou efeito significativo para nenhuma das variáveis estudadas. A idade das fêmeas teve efeito significativo para postura das matrizes, efeito quadrático (P<0,05) do número de espermatozóides/mm2 da camada perivitelínica sobre o disco germinativo, em função da idade das fêmeas, com redução desse número ao longo da idade. A idade das fêmeas não teve efeito no peso do ovo, na espessura da casca, na percentagem de casca e de gema e na unidade Haugh. Já para a porcentagem de postura, houve efeito quadrático. As variáveis de incubação avaliadas de peso do pintainho, fertilidade, eclodibilidade e mortalidade, não apresentaram diferença quando analisados em relação à idade dos machos e fêmeas, assim como a qualidade dos ovos e desempenho da progênie resultante. A morfometria dos órgãos genitais de machos e fêmeas não apresentou diferença em função da idade das aves. Machos e fêmeas de codornas de postura mantêm habilidade reprodutiva até 56 semanas. A idade dos machos não exerceu efeito sobre os parâmetros reprodutivos e a utilização de machos mais jovens com fêmeas mais velhas não resultou em melhoras reprodutivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.