Degradabilidade ruminal da matéria seca de folhas e colmo de genótipos de Cynodon spp. em quatro idades de rebrota
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n5p2659Palavras-chave:
Composição bromatológica, Degradação, Forragem, Ruminantes.Resumo
Objetivou-se avaliar a cinética ruminal de cinco genótipos do gênero Cynodon (Tifton 85, Jiggs, Russel, Tifton 68 e Vaqueiro), colhidos com idades de 28, 48, 63 e 79 dias com potencial para fenação. Para a degradabilidade in situ utilizaram três novilhos com cânulas ruminais, com tempos de incubação de 96, 72, 48, 12, 6 e 0 hora. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas (gramíneas como parcelas e idade ao corte como subparcelas) com três repetições. Houve redução (P<0,05) para os teores de fração prontamente solúvel (fração a), potencialmente degradável (fração b) e degradabilidade potencial da matéria seca da lâmina foliar e do colmo à medida que houve avanço no estádio de maturidade. Para degradabilidade potencial da matéria seca das folhas, constataram reduções diárias de 0,29; 0,47; 0,38; 0,39 e 0,26% para Tifton 85, Jiggs, Russel, Tifton 68 e Vaqueiro, respectivamente. Recomenda-se o manejo de corte na idade de rebrota de 28 dias para fenação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.