Influência da idade da matriz sobre a biometria de órgãos e a morfometria da mucosa do intestino delgado dos pintos à eclosão
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p1083Palavras-chave:
Altura de vilo, Peso de órgãos, Frango de corte, Saco da gema.Resumo
O experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes idades de matrizes sobre a biometria de órgãos e a morfometria intestinal de pintos de corte à eclosão. Foram incubados 200 ovos provenientes de matrizes pesadas da linhagem comercial Ross 308, com as idades de 32, 40, 48, 56 e 64 semanas. À eclosão 20 pintinhos de cada idade de matriz foram pesados individualmente e sacrificados para avaliação do peso do peito, bolsa cloacal, saco da gema e intestino delgado e do comprimento do intestino delgado. O segmento do duodeno foi coletado para mensuração da altura de vilo e da profundidade de cripta. Houve efeito linear positivo da idade da matriz (p<0,05) sobre o peso vivo, peso absoluto e relativo do saco da gema, peso absoluto da bolsa cloacal e peso absoluto e relativo do peito. Para o peso absoluto, peso relativo do intestino delgado observou-se efeito quadrático da idade da matriz (p<0,05), sendo o melhor desenvolvimento do intestino em pintos provenientes de matrizes entre 40 e 50 semanas. O peso do pinto apresentou correlação positiva com o peso do saco da gema, bolsa cloacal e peito (p<0,05). Para vilo e cripta obteve-se um efeito significativo da idade das matrizes (p<0,05) sobre a profundidade das criptas, cujo comportamento foi linear decrescente e inverso à idade das matrizes enquanto a relação vilo:cripta, apresentou comportamento linear crescente (p<0,05) de acordo com a idade das matrizes. Conclui-se que a idade da matriz tem influência na biometria dos órgãos e na morfometria da mucosa do intestino delgado de pintos de corte à eclosão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.