Decomposição de resíduos culturais de cana-de-açúcar submetidos a diferentes doses de nitrogênio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p1751Palavras-chave:
Adubação nitrogenada, Manutenção de palhada, Carbono orgânico total, Carbono lábil.Resumo
A deposição de resíduos orgânicos através da colheita mecanizada da cana-de-açúcar é uma prática crescente no sistema de produção canavieiro. A manutenção desses resíduos na superfície do solo depende principalmente das condições ambientais. A adubação nitrogenada sobre os resíduos secos tendem a retardar a decomposição desses, proporcionando benefícios como o aumento da MOS. Diante disto, o objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito da aplicação de diferentes doses de nitrogênio sobre os resíduos culturais de cana-de-açúcar, quanto a sua decomposição e contribuição para o sequestro de carbono no solo. O experimento foi realizado em Dourados-MS e consistiu de um delineamento experimental em blocos casualizados. Os resíduos secos foram colocados em litter bags e os tratamentos foram arranjados em parcelas subdivididas, sendo as quatro doses de nitrogênio (0,50, 100 e 150 kg ha-1 N) as parcelas, e as sete épocas de coleta (0, 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias) as subparcelas. Foram analisados a taxa de decomposição dos resíduos, carbono orgânico total e carbono lábil no solo. A aplicação de doses crescente de N proporcionou aumento nas suas taxas de decomposição. Apesar disso, destaca-se a aplicação de N-mineral como uma estratégia de manejo para obter maiores teores de carbono lábil no solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.