Efeito de glyphosate e manganês na nutrição e produtividade da soja transgênica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p1007Palavras-chave:
Roundup ready, Deficiência de micronutriente, Herbicida.Resumo
Pesquisas sugerem que a aplicação de glyphosate em soja transgênica (soja RR) pode causar deficiência induzida de Mn. Assim, objetivou-se com o trabalho avaliar a aplicação de Mn e glyphosate em pós-emergência em diferentes estádios fenológicos da soja RR e, seus efeitos nos teores foliares de nutrientes e produtividade de grãos. O experimento foi realizado em duas propriedades no município de Rio Brilhante – MS, ambos com delineamento experimental em blocos casualizados, com seis repetições na Fazenda Lages de Pedra, e quatro na Fazenda São Manoel. Os tratamentos foram dispostos em arranjo fatorial 3 x 8, onde o fator A consistiu de três tratamentos com glyphosate (sem aplicação de glyphosate, aplicação de 720 g i.a. no estádio fenológico V2 + 480 g i.a. em V4, e aplicação de 1.200 g i.a. no estádio V4). O fator B consistiu de oito tratamentos com aplicação foliar de Mn sendo uma testemunha, e sete formas de aplicação de Mn via foliar com 332 g ha-1, divididos em diferentes estádios de fenológicos. A aplicação de glyphosate na soja transgênica não apresentou efeito nos teores foliares de nutrientes, inclusive na absorção de Mn. A produtividade e a massa de 100 grãos não foram influenciadas pela aplicação de glyphosate ou pela adubação foliar com Mn, e a aplicação foliar de Mn influenciou apenas os teores foliares de Mn e Fe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.