Respostas fisiológicas de cacharas Pseudoplatystoma reticulatum submetidos a anestésicos naturais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p1061Palavras-chave:
Anestesia, Biometria, Estresse, Hematologia, Peixe.Resumo
Foram avaliados tempo de indução, tempo de recuperação e respostas fisiológicas de cacharas Pseudoplatystoma reticulatum submetidos ao eugenol e mentol. Foram utilizados 42 indivíduos com peso total médio de 205,5 ± 59,13 g e comprimento total médio de 33,5 ± 2,36 cm, dos quais um grupo foi exposto ao eugenol 100 mg L-1 (n=14), outro grupo ao mentol 150 mg L-1 (n=14) e um grupo controle (n=14), não exposto a nenhum anestésico. No momento 0 e 24 h após indução foram realizadas colheitas sanguíneas nos peixes de cada tratamento (n=7) para avaliação dos parâmetros hematológicos e glicose plasmática. Os resultados foram submetidos à análise de variância (P<0,05) e as médias quando significativas foram comparadas pelo teste de Tukey (P<0,05). Ambos os anestésicos em suas respectivas concentrações induziram os peixes à anestesia cirúrgica. O tempo de recuperação dos animais apresentou redução significativa (P<0,05) quando expostos ao mentol 150 mg L-1. Houve efeito de interação entre os fatores para o parâmetro hematológico VCM, visto que os peixes anestesiados com eugenol apresentaram redução significativa (P<0,05) do mesmo 24 h após anestesia. Os valores de glicose plasmática não diferiram entre si 0 h após indução, sendo que 24 h depois, tanto os peixes do grupo controle quanto os expostos ao eugenol e mentol apresentaram redução significativa (P<0,01) dos níveis plasmáticos. O eugenol a 100 mg L-1 e o mentol a 150 mg L-1 podem ser utilizados seguramente na indução anestésica de cacharas durante a realização de biometrias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.