Briquetagem de resíduos de cafeeiro conduzido no sistema safra zero

Autores

  • Oberdan Everton Zerbinatti Universidade José do Rosário Vellano
  • Adriano Bortolotti Silva Universidade José do Rosário Vellano
  • Ademir José Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais
  • José Messias Miranda Universidade José do Rosário Vellano

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1143

Palavras-chave:

Biomassa, Energia sustentável, Densificação, Resíduos lignocelulósicos.

Resumo

O processo de briquetagem consiste na densificação de resíduos lignocelulósicos em biocombustível sólido, de alto poder calorífico, denominado briquete. A cultura do café, importante commodity brasileira, produz resíduos culturais em quantidades diferentes dependendo dos tratos culturais. O Sistema Safra Zero de condução da lavoura é baseado em podas dos ramos plagiotrópicos em anos alternados, possibilitando a concentração da produção e evitando a bianualidade de produção cafeeiro. O presente trabalho teve por objetivo verificar a viabilidade de produção de briquetes a partir do emprego dos restos culturais obtidos no sistema safra zero. Os tratamentos consistiram da briquetagem de: 1) casca de café, 2) mistura de galhos e folhas; 3) 25% de casca de café + 75% de galhos e folhas; 4) 75% casca de café + 25% de galhos e folhas; 5) 50% casca de café + 50% de galhos e folhas; 6) 40% casca de café + 60% de galhos e folhas. Todas as misturas foram realizadas na base de v/v, sendo moídas gerando partículas de 5 a 10 mm, que ao atingirem 12% de umidade, foram processados na forma de briquetes. O teor de carbono dos briquetes produzidos variou de 41,85 a 43,84% e o de enxofre ficou abaixo de 0,1%. O poder calorífico dos briquetes produzidos variou de 3.359,4 a 4.028,3 kcal kg-1 e as cinzas ficaram abaixo de 6%. O uso de casca de café ou galhos e folhas de forma isolada, bem como a mistura de casca de café com 50% ou mais de galhos folhas permitem a produção de briquetes com pode calorífico superior (PCS) em torno dos 4.000 Kcal kg-1, que se encontra dentro dos parâmetros de qualidade. A briquetagem de resíduos da lavoura cafeeira é viável e sustentável energeticamente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Oberdan Everton Zerbinatti, Universidade José do Rosário Vellano

Engo Agro, Discente de Mestrado Profissional em Sistemas de Produção na Agropecuária, Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Alfenas, MG.

Adriano Bortolotti Silva, Universidade José do Rosário Vellano

Engo Agro, Prof. Dr. em Produção Vegetal, Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Alfenas, MG.

Ademir José Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais

Prof. Dr. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes, Inconfidentes, MG.

José Messias Miranda, Universidade José do Rosário Vellano

Engo Agro, Prof. Dr. em Produção Vegetal, Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Alfenas, MG.

Downloads

Publicado

2014-06-23

Como Citar

Zerbinatti, O. E., Silva, A. B., Pereira, A. J., & Miranda, J. M. (2014). Briquetagem de resíduos de cafeeiro conduzido no sistema safra zero. Semina: Ciências Agrárias, 35(3), 1143–1152. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1143

Edição

Seção

Artigos