Épocas de aplicação e concentrações de ácido abscísico no incremento da cor da uva ‘Isabel’
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p1697Palavras-chave:
Vitis labrusca, Suco de uva, Antocianina.Resumo
A uva ‘Isabel’, principal cultivar utilizada para a elaboração de suco no Brasil, apresenta deficiência de cor, sendo uma das alternativas, a aplicação do ácido abscísico (S-ABA), visto que o acúmulo de antocianinas, pigmento que interfere na cor das bagas, parece ser regulado, por este fitohormônio. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de concentrações de S-ABA, aplicadas em épocas distintas nos cachos da videira ‘Isabel’, na melhoria dos atributos de cor. As videiras foram conduzidas em espaldeira, no espaçamento de 2 x 1 m, em cordão esporonado. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições e cinco tratamentos: Testemunha; S-ABA 200 mg L-1 aplicado sete dias após o veraison (DAV); S-ABA 400 mg L-1, 7 DAV; S-ABA 200 mg L-1, 7 DAV + 200 mg L-1, 10 dias antes da colheita (DAC); e S-ABA 400 mg L-1, 7 DAV + 400 mg L-1, 10 DAC. No momento da colheita foram avaliadas as variáveis massa e diâmetro das bagas, massa e comprimento dos cachos, teor de sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e índice de maturação (SST/AT). Foi avaliado, também, a concentração de antocianinas e o índice de polifenóis totais do mosto e do suco, elaborado pelo método da panela extratora e a cor das bagas por colorimetria. A aplicação de S-ABA não influenciou as características físicas das uvas, entretanto, propiciou o aumento no teor de SS e a relação SS/AT das bagas, exceto para a concentração de 200 mg L-1 aplicada sete dias após o veraison. O S-ABA exerce efeito sobre a melhoria no teor de antocianinas das bagas e do suco da uva ‘Isabel’, principalmente na dose de 400 mg L-1 aos 7 DAV + 10 DAC, além de propiciar a melhoria no atributo cor das bagas.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.