Atributos químicos, estoque de carbono orgânico total e das frações humificadas da matéria orgânica do solo em diferentes sistemas de manejo de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n5p2351Palavras-chave:
Palhiço, Vinhaça, Torta de filtro, Substâncias húmicas.Resumo
A colheita mecanizada com manutenção do palhiço da cana-de-açúcar e a aplicação no solo de resíduos como vinhaça e torta de filtro podem promover melhorias no sistema produtivo da cultura. Assim, este trabalho objetivou avaliar as alterações nos atributos químicos, no estoque de carbono orgânico total e das frações humificadas da matéria orgânica de um Latossolo Vermelho cultivado com cana-de-açúcar com os seguintes sistemas de manejo: cana crua com aplicação de vinhaça (CCV), cana queimada sem aplicação de resíduos (CQS), cana queimada com aplicação de vinhaça (CQV), cana queimada com aplicação de torta de filtro (CQTF) e cana queimada com aplicação conjunta de vinhaça e torta de filtro (CQVTF). Como referência utilizou-se uma área de vegetação natural (VN), Cerrado sensu stricto. O tratamento CQVTF apresentou melhoria nos atributos químicos do solo, aumentou os estoques de carbono orgânico total – COT (valores variando de 21,28 a 40,02 Mg ha-1) e das frações humificadas da matéria orgânica do solo em relação aos demais tratamentos. A área com CQS, na profundidade de 0-0,05 m, apresentou as maiores perdas de estoques de COT do solo (56,3 %) em relação à VN. A adoção do manejo CCV apresentou atributos químicos e estoques de COT do solo equivalentes aos observados nas áreas com CQV e CQTF apesar do curto período de adoção (3 anos). Os teores de COT correlacionaram-se com a soma de bases (r=0,76**), capacidade de troca catiônica (r=0,59**) e saturação por bases (r=0,63**); enquanto os ácidos húmicos (r=0,40**), fúlvicos (r=0,49**) e humina (r=0,59**) correlacionaram-se com a capacidade de troca catiônica do solo. Estes resultados indicam que a preservação do palhiço no manejo da cana-de-açúcar somado à aplicação da torta de filtro e vinhaça aumentam os estoques de COT promovendo melhoria nos atributos químicos do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.