Eletrocardiografia computadorizada em cães da raça American pit bull terrier
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2341Palavras-chave:
Cão, Coração, Eletrocardiograma, American Pit Bull Terrier.Resumo
A eletrocardiografia (ECG) é um exame essencial para avaliação do paciente com doença cardíaca, sendo de grande importância para o diagnóstico das arritmias. O exame pode determinar a origem do ritmo e a freqüência de despolarização do coração, fornecendo informações do estado clínico do miocárdio, uma vez que as deflexões P-QRS-T do traçado podem ser alteradas por uma enfermidade ou fator fisiológico. Com o avanço da informática, a eletrocardiografia computadorizada tem sido utilizada na medicina humana e veterinária como método de diagnóstico auxiliar. Os objetivos deste estudo foram avaliar os parâmetros eletrocardiográficos computadorizados em cães da raça American Pit Bull Terrier, comparando-os com os padrões da espécie. Foram analisados exames eletrocardiográficos de 42 cães da raça American Pit Bull Terrier clinicamente sadios, 22 machos e 20 fêmeas, com idade entre 1 e 6 anos. O ritmo sinusal foi observado em 57% dos cães ritmo sinusal e 26% dos 42 cães apresentaram marcapasso migratório. Os valores eletrocardiográficos obtidos por meio da ECG computadorizada nesta raça encontram-se dentro dos valores de normalidade da espécie, exceto a duração de onda P que apresentou duração superior a 0,04 segundos em 24% dos cães. Conclui-se que os cães da raça American Pit Bull Terrier apresentam os mesmos valores eletrocardiográficos obtidos em outras raças pelo método computadorizado, exceto pelo aumento da duração da onda P.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.