Crescimento e conversão de energia solar em tomateiro enxertado sob cultivo protegido

Autores

  • Tiago Pedó Universidade Federal de Pelotas
  • Tiago Zanatta Aumonde Universidade Federal de Pelotas
  • Nei Fernandes Lopes Universidade Federal de Pelotas
  • Carlos Rogério Mauch Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p1927

Palavras-chave:

Solanum lycopersicum L., Matéria seca, Área foliar, Casa de vegetação.

Resumo

 

A enxertia de hortaliças é técnica que favorece o cultivo do tomateiro em condições adversas de ambiente, sendo os efeitos sobre a fisiologia das plantas escassos. Desse modo, o presente trabalho objetivou avaliar o crescimento e a eficiência de conversão da energia solar em tomateiro enxertado e não enxertado, em ambiente protegido. A enxertia foi realizada pelo método de garfagem de fenda cheia e os tratamentos foram compostos por plantas de tomateiro enxertadas sobre o híbrido Kaguemusha® e não enxertadas. As coletas para análise de crescimento foram realizadas a intervalos regulares de quatorze dias após o transplante (DAT) até final do ciclo de cultivo. Em cada coleta, as plantas foram separadas em órgãos, sendo determinados a matéria seca total (Wt), as taxas de produção de matéria seca (Ct) e de crescimento relativo (Rw), assimilatória líquida (Ea), índice de área foliar (L), taxa de crescimento de área foliar (Ca), de crescimento relativo de área foliar (Ra ), razão de área foliar (Fa), razão de massa foliar (Fw), área foliar específica (Sa), eficiência de conversão da energia solar (?) e a taxa assimilatória de fruto (Efr). As plantas enxertadas sobre o híbrido Kaguemusha® apresentaram superior Wt, Ct, Rw, Ea e ? quando comparadas às não enxertadas que apresentaram elevado Fa e Fw. Portanto, o estresse ocasionado pela enxertia não afetou o crescimento ao final do ciclo de desenvolvimento das plantas de tomateiro, sendo importante características para manter o rendimento da cultura.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Pedó, Universidade Federal de Pelotas

 

Engº Agrº, Dr., Pós Doutorando em PPG C&T de Sementes, Deptº de Fitotecnia, FAEM. Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS. Bolsista PNPD CAPES.

 

Tiago Zanatta Aumonde, Universidade Federal de Pelotas

 

Engº Agrº, Prof. Dr., Deptº de Fitotecnia, UFPel, Pelotas, RS.

 

Nei Fernandes Lopes, Universidade Federal de Pelotas

 

Engº Agrº, Prof. Titular aposentado, Deptº de Botânica, PPG Fisiologia Vegetal, UFPel, Pelotas, RS.

 

Carlos Rogério Mauch, Universidade Federal de Pelotas

 

Engº Agrº, Prof. Dr., Deptº de Fitotecnia, UFPel, Pelotas, RS.

 

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Pedó, T., Aumonde, T. Z., Lopes, N. F., & Mauch, C. R. (2015). Crescimento e conversão de energia solar em tomateiro enxertado sob cultivo protegido. Semina: Ciências Agrárias, 36(3Supl1), 1927–1934. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p1927

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.