Adubação nitrogenada na cultura do milho com ureia revestida por diferentes fontes de polímeros

Autores

  • Márcio Valderrama Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Salatiér Buzetti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Cleiton Gredson Sabin Benett Universidade Federal de Goiás
  • Marcelo Andreotti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p659

Palavras-chave:

Zea mays L., Nitrogênio, Fertilizante revestido, Sistema de semeadura direta, Solo de cerrado.

Resumo

Tendo em vista o teórico aumento de eficiência dos fertilizantes nitrogenados de liberação controlada, objetivou-se avaliar o efeito de doses de nitrogênio, usando ureia convencional e ureias revestidas por diferentes polímeros, no teor de N foliar, índice de clorofila foliar, altura de plantas, diâmetro do segundo internódio, altura de inserção da primeira espiga, componentes de produção e produtividade de grãos de milho irrigado, em cultivo safra e safrinha na região de cerrado. Os experimentos foram desenvolvidos em área experimental da UNESP – Campus de Ilha Solteira, em Selvíria – MS, num Latossolo Vermelho distrófico, textura argilosa. O delineamento estatístico foi o de blocos casualizados, com quatro repetições, em arranjo fatorial (4 x 4), com quatro doses de nitrogênio (0, 40, 80 e 120 kg ha-1) aplicadas em cobertura e quatro fontes de ureia (uma convencional e três revestidas por polímeros em diferentes composições e concentrações). As ureias revestidas não são eficientes nas condições edafoclimáticas de cerrado de baixa altitude estudada, pois proporcionam resultados semelhantes à ureia convencional para o teor de nitrogênio foliar, índice de clorofila foliar, altura de plantas, diâmetro do segundo internódio, altura de inserção da primeira espiga, componentes de produção e a produtividade de grãos de milho, tanto no cultivo safra como na safrinha. O incremento das doses de nitrogênio aumentou linearmente o teor de N foliar e a produtividade de grãos do milho cultivado na safra e na safrinha.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcio Valderrama, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente de Mestrado em Agronomia da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Ilha Solteira, SP.

Salatiér Buzetti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Prof. Titular do Deptº de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da Faculdade de Engenharia da UNESP, Campus de Ilha Solteira, SP. Bolsistas em produtividade pelo CNPq.

Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Prof. Assistente Dr. do Deptº de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da Faculdade de Engenharia da UNESP, Campus de Ilha Solteira, SP.

Cleiton Gredson Sabin Benett, Universidade Federal de Goiás

Discente de Doutorado em Agronomia da Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO. Bolsista DCR, Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional/FAPEG/CNPq.

Marcelo Andreotti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Prof. Adjunto do Deptº de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da Faculdade de Engenharia da UNESP, Campus de Ilha Solteira, SP. Bolsistas em produtividade pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Valderrama, M., Buzetti, S., Teixeira Filho, M. C. M., Benett, C. G. S., & Andreotti, M. (2014). Adubação nitrogenada na cultura do milho com ureia revestida por diferentes fontes de polímeros. Semina: Ciências Agrárias, 35(2), 659–670. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p659

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>