Desempenho produtivo de ovinos em pastejo suplementados com concentrados contendo coprodutos da fruticultura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p1013Palavras-chave:
Coprodutos, Ovinos, Pasto irrigado, Suplementação.Resumo
O objetivo desse estudo foi avaliar o desempenho produtivo e as características de carcaça de ovinos mantidos em pastos de capim-tifton 85 irrigados e alimentados com concentrados contendo coprodutos do processamento de frutas (coprodutos da fruticultura). A área de pastagem correspondeu a 0,58 ha, dividida em 24 piquetes, manejada em lotação rotativa, com quatro dias de ocupação e 20 dias de descanso. Foram utilizados 24 ovinos, machos, castrados, com peso corporal inicial médio de 26,9±2,4 kg e dez meses de idade como animais testadores. Foram comparados três coprodutos do processamento de frutas (goiaba, acerola e uva) no suplemento concentrado, além do concentrado “controle” composto exclusivamente por ingredientes tradicionais como milho, farelo de soja e farelo de trigo. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com seis repetições por tratamento. Os concentrados não influenciaram o consumo de forragem, o consumo total diário de alimentos, o ganho médio diário, o ganho de peso total, o peso corporal final e o rendimento de carcaça dos animais. Foram obtidas elevadas taxas de lotação dos pastos em média de 90,96 ovinos/ha e produção de carne por unidade de área de 2.756,50 kg/ha/ano. Dessa forma, os coprodutos do processamento de goiaba, acerola e uva podem compor em 30% os concentrados para ovinos em pastejo sem prejuízo ao consumo de alimentos, desempenho produtivo, características de carcaças dos animais e no desempenho produtivo da área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.