Pimenteira ornamental submetida a tratamentos com daminozide em vasos com fibra de côco ou areia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3597Palavras-chave:
Floricultura, Capsicum annuum, Inibidor de giberelina, Regulador de crescimento, Substrato.Resumo
Cresce a procura por pimenteiras ornamentais no mercado de plantas envasadas e compactas, sendo possível sua obtenção através do uso de reguladores de crescimento associados ao cultivo em substratos de fácil aquisição e capazes de proporcionar mudas de alta qualidade a baixo custo. Objetivou-se avaliar o efeito das aplicações e concentrações do regulador de crescimento daminozide em plantas de pimenta ornamental cultivadas em vasos contendo como substratos fibra de côco (FC) ou areia. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado arranjados em esquema fatorial 2 × 5, constituído por dois tipos de substrato (FC e areia) e cinco concentrações de daminozide (0; 2; 4; 6 e 8 g L-1), aplicadas três vezes ao longo do ciclo, aos 25, 40 e 55 dias após a semeadura. Foram avaliadas as seguintes variáveis: altura e diâmetro do caule; número, largura e comprimento dos frutos; massa seca dos frutos, folhas, caules e raízes, índice relativo de clorofila, fotossíntese liquida, condutância estomática, concentração interna de CO2, taxa de transpiração e temperatura das folhas. Daminozide reduziu a altura das plantas de pimenta em ambos os substratos, sendo a fibra de côco o substrato que proporcionou plantas de maior vigor e desenvolvimento. Com o aumento das concentrações do regulador, plantas de pimenta apresentaram caules mais espessos, menor altura e área foliar, folhas com maiores índices de clorofila, redução das seguintes variáveis: largura e comprimento dos frutos, taxa de transpiração, fotossíntese líquida e condutividade estomática das plantas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.