Seleção de fungos micorrízicos arbusculares e ectomicorrízicos para simbioses eficientes com Acacia mangium willd

Autores

  • Guilherme Augusto Robles Angelini Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Orivaldo José Saggin Júnior Embrapa Agrobiologia
  • Eliane Maria Ribeiro da Silva Embrapa Agrobiologia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3529

Palavras-chave:

Eficiência simbiótica, Colonização micorrízica, Nodulação, Benefício micorrízico, Leguminosa arbórea.

Resumo

Acacia mangium forma dois tipos de simbiose micorrízica, uma com fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) e outra com fungos ectomicorrízicos (fECTOs). O presente trabalho teve o objetivo de selecionar diferentes espécies de FMAs e isolados de fECTOs para simbioses eficientes com A. mangium, que proporcionem mudas bem micorrizadas, noduladas e desenvolvidas. Experimentos foram instalados em casa de vegetação na Embrapa Agrobiologia, sendo um para a seleção de FMAs e outro para fECTOs, utilizando delineamento de blocos casualizados, com 5 repetições. Tratamentos foram espécies de FMAs (Acaulospora laevis, Acaulospora morrowiae, Entrophospora colombiana, Entrophospora contigua, Gigaspora margarita, Glomus clarum, Scutellospora calospora, Scutellospora heterogama, Scutellospora gilmorei e Scutellospora pellucida) ou isolados de fECTOs (UFSC Pt116; UFSC Pt24; UFSC Pt193; O 64–ITA6; UFSC Pt187 e O 40–ORS 7870). As espécies de FMAs que promoveram maior crescimento vegetativo, colonização micorrízica e apresentaram simbiose mais eficiente foram S. calospora, S. heterogama, S. gilmorei e A. morrowiae. Os fECTOs não demonstraram eficiência na promoção do crescimento, mas o isolado O64–ITA6 (Pisolithus tinctorius) proporcionou maior colonização micorrízica. Mudas de A. mangium são muito responsivas a inoculação de FMAs e dependem de elevada colonização micorrízica, entre 40 e 80%, para obter benefícios relevantes da simbiose no crescimento e nodulação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Robles Angelini, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Dr. em Agronomia, Instituto de Agronomia, Deptº de Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ/Embrapa Agrobiologia, Seropédica, RJ.

Orivaldo José Saggin Júnior, Embrapa Agrobiologia

Pesquisador da Embrapa Agrobiologia, Seropédica, RJ.

Eliane Maria Ribeiro da Silva, Embrapa Agrobiologia

Pesquisador da Embrapa Agrobiologia, Seropédica, RJ.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

Angelini, G. A. R., Saggin Júnior, O. J., & Silva, E. M. R. da. (2013). Seleção de fungos micorrízicos arbusculares e ectomicorrízicos para simbioses eficientes com Acacia mangium willd. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl1), 3529–3542. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3529

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)