Aplicação de nitrogênio no cultivo de milho, sob sistema plantio direto: efeitos na qualidade física do solo e características agronômicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3513Palavras-chave:
Manejo do solo, Sucessão de culturas, Adubação, Propriedades físicas.Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido em área experimental da ESALQ-USP, município de Piracicaba/ SP, em um solo de textura areno-argilosa e teve por objetivo avaliar a qualidade física do solo e características agronômicas do milho submetido a diferentes doses de nitrogênio (N), sob sistema de plantio direto. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos constaram de doses de N, na forma de sulfato de amônio (0, 60, 120 e 180 kg ha-1 de N), sendo 30 kg ha-1 de N na semeadura e o restante em cobertura, no estádio de 6 a 8 folhas, aplicados no milho e 1 sucessão de cultura (aveia preta-milho-tremoço branco-milho). Foram avaliados após os cultivos, densidade, microporosidade, macroporosidade e porosidade total do solo, nas camadas de 0,05, 0,15, 0,25, 0,35 m; altura de plantas, números de grãos por fileira e número de fileira por espiga, massa da matéria seca das plantas e rendimento de grãos de milho. Pelos resultados obtidos, conclui-se que as propriedades físicas do solo apresentam tendências de mudança com as doses de N e com o decorrer do tempo, principalmente no que se refere à macro e microporosidade do solo, condicionadas pela alteração estrutural do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.