Utilização do infiltrômetro de cornell e dos anéis concêntricos para determinação da infiltração de água em um Latossolo Vermelho
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3489Palavras-chave:
Escoamento superficial, Plantio direto, Mata nativa.Resumo
A determinação da infiltração de água no solo é uma informação de extrema relevância em diversas áreas como, por exemplo, na agricultura, recursos hídricos, projetos de engenharia. Os métodos utilizados na determinação da infiltração de água em geral são trabalhosos a produzem muitas vezes, resultados pouco confiáveis. Este trabalho teve como objetivo avaliar o método do infiltrômetro de duplo anel e o infiltrômetro de Cornell para determinação da taxa de infiltração de água em um Latossolo Vermelho Aluminoférrico, submetido a três sistemas de manejo. Nos três sistemas de manejo, as taxas de infiltração determinadas pelo infiltrômetro de duplo anel apresentaram valores mais elevados quando comparado aos resultados obtidos com o infiltrômetro de Cornell. Para ambos os métodos, a área de mata nativa apresentou maior taxa de infiltração de água no solo, seguida pelas áreas manejadas com sistema plantio direto e pastagem perene cultivada. As taxas de infiltrações obtidas pelo infiltrômetro de anel foram de 1.428,2 mm h-1 (mata nativa), 46 mm h-1 (plantio direto) e 22,6 mm h-1 (pastagem perene). As mesmas áreas com o infiltrômetro de Cornell apresentaram taxas de infiltração de 300, 33,2 e 12,7 mm h-1, respectivamente. A área de mata nativa não apresentou escoamento superficial, já as áreas de sistema plantio direto e pastagem perene cultivada apresentaram, respectivamente, início do escoamento superficial aos 3,25 e 1,33 minutos após o início dos testes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.