Crescimento de plântulas de aveia branca submetidas ao estresse salino
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3455Palavras-chave:
Avena sativa L., Qualidade fisiológica, Salinidade.Resumo
O cultivo de aveia branca em sucessão a cultura do arroz-irrigado é uma alternativa bastante viável, principalmente devido ao seu valor agregado e por suas características restauradoras do solo, entretanto seu potencial produtivo pode ser amplamente reduzido devido à salinização dos solos, sendo de grande importância determinar a concentração salina tolerada por diferentes cultivares de aveia branca. Objetivou-se com este trabalho avaliar cultivares de aveia branca, recomendadas para o estado do Rio Grande do Sul, submetidas a diferentes concentrações salinas na fase de germinação e crescimento inicial. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 X 5, com quatro repetições (cultivares: Barbarasul e Chiarasul, e concentração salina nos níveis: 0, 25, 50, 75 e 100 mM de NaCl por litro de água). A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada em laboratório pelos testes de germinação, primeira contagem da germinação, comprimento de parte aérea e raiz, massa seca de parte aérea e raiz. Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que: a germinação e o crescimento das plântulas de aveia branca das cultivares Barbarasul e Chiarasul são reduzidos com o aumento da concentração de NaCl. Além disso, a resposta é mais acentuada sobre a parte aérea do que no sistema radicular. A concentração de 100 mM de NaCl L-1 impossibilita a germinação das sementes de ambas cultivares estudadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.