Influência do silício na produção e na qualidade de frutos do morangueiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3411Palavras-chave:
Nutrição de plantas, Elemento benéfico, Fragaria x ananassa sp.Resumo
No Brasil, a cultura do morangueiro é uma importante atividade para pequenos e médios agricultores. Entre os fatores importantes para a cultura está a adubação, que pode interferir na produção e qualidade dos frutos. O silício (Si) é um dos elementos pouco estudados na adubação, que demonstrou benefícios para várias culturas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência do Si sobre a produção e a concentração de antocianinas e acidez titulável nos frutos e leitura SPAD (clorofila) nas folhas do morango. O experimento foi realizado em casa de vegetação utilizando-se vasos com 14,5 kg de solo corrigido, adubado e três mudas (cultivar Milsei Tudla) foram transplantadas para os vasos. Os tratamentos constituíram da aplicação de Si nas doses de 0; 12,5; 25, 50 e 100 mg kg-1, via solo ou foliar. Durante o experimento foi realizado a leitura SPAD (clorofila) e ao final do experimento a parte área foi coletada, seca, pesada, moída e analisada em relação ao teor e acúmulo de Si. Os frutos coletados foram pesados e analisados a concentração de antocianinas e acidez titulável. As adubações com Si, aplicadas via solo ou foliar, contribuíram para o aumento da produção de frutos, em especial com a aplicação via solo. A aplicação via foliar ou solo promoveu aumento nos valores de acidez titulável e antocianinas. As doses de Si aplicadas via solo ou foliar influenciaram na leitura SPAD (clorofila), das folhas. O Si independente da forma de aplicação promoveu melhorias no cultivo do morangueiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.