Teores e estoque de carbono em frações lábeis e recalcitrantes da matéria orgânica do solo sob integração lavoura-pecuária no bioma Cerrado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3377Palavras-chave:
Fracionamento granulométrico, Sazonalidade, Manejo.Resumo
O estudo da matéria orgânica e seus compartimentos, e sua relação com o manejo, visa desenvolver estratégias para o aumento dos seus teores em solos cultivados e melhor compreensão de sua dinâmica. Este trabalho teve como objetivo avaliar as frações granulométricas da matéria orgânica do solo e seus respectivos estoques de carbono em diferentes coberturas do solo em sistema integração lavourapecuária e vegetação nativa de Cerrado. O trabalho foi desenvolvido na fazenda Cabeceira, Maracaju - MS, as áreas amostradas possuem o seguinte histórico: soja/milho+braquiária/algodão/aveia+pasto/soja/formação do pasto/pasto, as amostragens foram realizadas em duas épocas, seca (maio/2009) e chuvosa (março/2010), na época seca, as culturas presentes eram: pasto, milho+braquiária e algodão e na época chuvosa eram milho, algodão e soja, assim, as áreas nas duas épocas de avaliação foram: pasto/milho, milho+braquiária/algodão, algodão/soja e uma área nativa de Cerradão. Foi realizada a determinação do complexo sortivo, análise granulométrica, densidade do solo, carbono orgânico, fracionamento granulométrico da matéria orgânica do solo com a quantificação do carbono orgânico particulado (COp) e do carbono orgânico associado aos minerais (COam). Foi também quantificado o estoque de carbono e das frações granulométricas. A área de pasto/milho proporcionou maior estoque de carbono na fração particulada na camada superficial do solo. A área de algodão/soja, devido a sua textura mais arenosa, foi a que apresentou maiores perdas de carbono. Devido às áreas possuírem o mesmo histórico, o estoque da fração mais humificada não se mostrou sensível às variações de cobertura. A fração COp apresenta-se mais sensível às diferentes coberturas do solo e sazonalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Itaynara Batista, Marcos Gervasio Pereira, Maria Elizabeth Fernandes Correia, Wanderlei Bieluczyk, Jolimar Antônio Schiavo, Janaína Ribeiro Costa Rows

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













