Composição química e degradabilidade ruminal de silagens da cana-de-açúcar tratada com aditivos químicos e bacteriano
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl2p3341Palavras-chave:
Cinética ruminal, Hidróxido de cálcio, Hidróxido de sódio, Uréia.Resumo
Objetivou-se avaliar o efeito da inclusão de aditivos químicos e bacterianos na ensilagem de cana-de-açúcar sobre a composição, pH, fracionamento e cinética de degradação in situ dos componentes nutritivos. Utilizaram-se cinco bovinos ½ Simental + ½ Zebu providos de cânula ruminal, alocados em delineamento inteiramente casualizado e alimentados com dietas contendo 76% de volumoso (% MS). Foram avaliadas cinco silagens: controle – cana-de-açúcar sem aditivo; uréia – cana-de-açúcar acrescida de 1,0% de uréia na massa verde; inoculante – cana-de-açúcar inoculada com LactoSilo® na proporção de 390 g/40 t material ensilado; NaOH – cana-de-açúcar hidrolisada com hidróxido de sódio a 1,0% do material ensilado; CaOH – cana-de-açúcar hidrolisada com hidróxido de cálcio a 0,6% do material ensilado. A silagem aditivada com hidróxido de sódio apresentou os maiores valores de pH antes (11,20) e após (4,87) a ensilagem. Não houve diferença para os teores de matéria seca (MS), proteína bruta e e fibra em detergente ácido entre as silagens avaliadas, com valores médios de 26,85; 5,25 e 57,21, respectivamente. O fracionamento da MS e da matéria orgânica das silagens avaliadas apresentaram comportamento semelhante, com maiores valores da fração solúvel (A) para as silagens aditivadas com hidróxido de sódio (45,86 e 30,95%) e hidróxido de cálcio (29,47 e 26,13%). A utilização do hidróxido de sódio possibilitou obtenção de maiores valores para a degradabilidade dos componentes da parede celular da silagem de cana-de-açúcar. A degradabilidade potencial para a FDN e FDA foram, respectivamente, 88,44 e 82,57% e os valores relatados para degradabilidade efetiva à taxa de passagem de 3; 5 e 8%/h foram, respectivamente; 64,45; 56,73 e 49,83 para a FDN e 55,51; 46,72 e 38,83 para a FDA, indicando que a utilização de hidróxido de sódio como aditivo químico pode melhorar o valor nutritivo da cana-de-açúcar ensilada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.