Atratividade para adultos e preferência para oviposição de Bemisia tabaci (Genn.) biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae) em genótipos de Cucurbita spp
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3353Palavras-chave:
Resistência de plantas, Mosca-branca, Aboboreira, Cucurbitaceae.Resumo
Objetivou-se avaliar a preferência para oviposição e a atratividade de genótipos de aboboreiras (Cucurbita spp.) frente à Bemisia tabaci biótipo B. Para os bioensaios, foi mantida uma criação de B. tabaci biótipo B em casa de vegetação. Vinte genótipos de Cucurbita spp. (‘Alicia AF 9354’, ‘Aline AF 9353’, ‘Golden Delight’, ‘Nova Caravela’, ‘Menina Morena’, ‘Novita’, ‘AF- 6741’, ‘Atlas’, ‘Bárbara 305’, ‘Menina Brasileira’, ‘Caserta’, ‘Itapuã 301’, ‘Tâmara’, ‘Samira’, ‘Canhão Seca Gigante’, ‘Exposição’, ‘Novita Plus’, ‘Daiane’, ‘Formosa’, ‘Sandy’) foram avaliados em ensaios (atratividade e oviposição com chance de escolha), sob condições de laboratório e casa de vegetação. A atratividade (adultos/cm2) foi avaliada 12, 24, 48 e 72 horas após a liberação. Após 72 horas foram coletadas folhas para a contagem do número de ovos (com chance de escolha). As áreas das folhas foram medidas a fim de se obter o número de ovos/cm2 e o número de adultos/ cm2. O índice de atratividade (IA) e o índice de preferência para oviposição (IPO) foram calculados, sendo o genótipo ‘Novita’ adotado como padrão suscetível. ‘Sandy’ ‘Daiane’ e ‘Formosa’ apresentaram baixa atratividade, sendo ‘Golden Delight’ o mais atrativo aos adultos de B. tabaci biótipo B. ‘Sandy’, ‘Exposição’, ‘Daiane’, ‘Atlas’, ‘Tâmara’ e ‘Formosa’ expressaram não-preferência para oviposição no ensaio com chance de escolha. De acordo com o índice de atratividade (IA), entre os repelentes, destacaram-se ‘Sandy’, ‘Daiane’, ‘Formosa’, ‘Novita Plus’, ‘Atlas’, ‘Bárbara 305’, ‘Canhão Seca Gigante’ e ‘Menina Brasileira’, enquanto o genótipo ‘Golden Delight’ foi classificado como o mais atrativo a adultos de B. tabaci biótipo B. Segundo o índice de preferência para oviposição (IPO), os genótipos ‘Sandy’, ‘Exposição’, ‘Daiane’, ‘Atlas’, ‘Tâmara’, ‘Formosa’, ‘Menina Morena’ e ‘Itapuã 301’ foram considerados deterrentes, enquanto ‘Nova Caravela’, ‘Golden Delight’, ‘Aline AF 9353’ e ‘Samira’, estimulantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.