Estratégias de adubação nitrogenada, características morfogênicas e estruturais em pastos de Brachiaria decumbens diferidos por 95 dias
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p987Palavras-chave:
Filocrono, Morfogênese, Pasto diferido, Uréia.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar as características morfogênicas e estruturais de pastos de Brachiaria decumbens para determinar estratégias de adubação nitrogenada, mais adequadas para o pastejo diferido por um período de 95 dias. Foram estudadas quatro estratégias de adubação no início e no final do verão (0-0, 100-0, 50-50, 0-100 kg.ha-1 de N), respectivamente, com quatro repetições. As estratégias de 100 kg.ha-1 de N, aplicados no final do verão (0-100) seguidas da estratégia de parcelamento no início e final do verão (50-50) favoreceram maiores taxas de aparecimento de folhas, menores valores de filocrono. Maior taxa de alongamento foliar foi encontrada para estratégia 0-100, resultando num aumento de 40% em relação aos pastos que não foram adubados. Entretanto, não houve efeito das estratégias de adubação sobre a taxa de alongamento de colmo, registrando-se média de 0,28 cm.dia-1. As estratégias 0-100 e 50-50 promoveram maior relação lâmina:colmo no estrato vertical A. Não foi verificado efeito em relação ao número de folhas totais e ao comprimento final da folha. No entanto, maiores comprimentos de colmos foram observados nos pastos com estratégia de adubação 0-100, seguida da estratégia 50- 50. A estratégia de aplicação de 100 kg.ha-1 no final do verão, seguida da estratégia de 50 kg.ha-1 de N parcelado no início e final do verão, promovem maior influência sobre as variáveis morfogênicas e estruturais em pastos diferidos por 95 dias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.