Desempenho de plantas de cobertura submetidas à déficit hídrico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3307Palavras-chave:
Plantio direto, Pennisetum glaucum, Brachiaria sp., Mucuna aterrima, Umidade do solo.Resumo
Objetivou-se com esse trabalho avaliar o efeito do déficit hídrico na produção de fitomassa de diferentes plantas de cobertura. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, na área experimental do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em solo classificado como Latossolo Amarelo distrófico. Os tratamentos foram compostos pela combinação cinco espécies de plantas de cobertura (Brachiaria brizantha cv. Xarés; Pennisetum glaucum cv. ADR 300; Brachiaria ruziziensis; Mucura aterrima; Pennisetum. glaucum cv. ADR 7010) e quatro intervalos de turno rega (2, 4, 6 e 8 dias). Independente dos níveis de déficit hídrico, as maiores produções de fitomassa foram obtidas nas espécies de B. brizantha, B. ruziziensis, P. Glaucum cv. ADR 300 e ADR 7010. Observou-se maior tolerância de M. aterrima aos níveis de déficit hídrico. As espécies de B. brizantha e B. ruziziensis acumularam 70% da fitomassa da parte aérea nas folhas, enquanto que, P. glaucum cv. ADR 300 e ADR 7010 acumularam 60% no caule. Mesmo com reduções da fitomassa em condições de déficit hídrico, as espécies de B. brizantha e B. ruziziensis apresentam potencial para cobertura do solo e o P. glaucum como fonte de resíduos para manutenção da matéria orgânica do solo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.