Identificação da viabilidade de sementes de orquídeas pelo teste de tetrazólio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n5p2275Palavras-chave:
Floricultura, Orchidaceae, Viabilidade de sementes.Resumo
O conhecimento do potencial germinativo otimiza a prática de germinação in vitro de Orchidaceae. Este trabalho avaliou o tipo e a concentração de soluções de tetrazólio sobre o tempo de reação e a identificação de sementes viáveis de orquidáceas. Foram utilizadas sementes das espécies Brassavola tuberculata Hook, Cattleya labiata Lindley var Amoema, Cattleya intermedia e Dendrobium antenatum e de dois híbridos primários de Cattleya labiata autumnalis x Cattleya labiata Lindley var. Alba. As sementes (0,01g) de cada espécie ou híbrido foram embebidas em 3 mL da solução aquosa ou da neutra de cloreto de 2,3,5 trifeniltetrazólio, nas concentrações de 0,0625%, 0,125%, 0,25%, 0,5% ou 1,0% e acondicionadas em ambiente desprovido de luz a 25±2 ºC, sendo avaliadas a cada 30 minutos para identificação do tempo necessário para a coloração dos embriões e posterior contagem do número de sementes viáveis por miligrama de sementes. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 6 x 2 x 5 (seis genótipos de orquídeas, dois tipos de soluções tetrazólicas e cinco concentrações) com 3 repetições. Os genótipos estudados responderam diferentemente no que se refere ao número de sementes viáveis por miligrama de sementes e quanto ao tempo necessário para a coloração dos embriões, sendo que C. intermedia não respondeu ao teste. Independentemente do tipo de solução, as concentrações só interferiram no tempo de reação para um dos híbridos. Recomenda-se, portanto, a utilização de solução neutra de tetrazólio a 0,5%, para identificação de sementes viáveis dos híbridos de Cattleya labiata autumnalis x Cattleya labiata var. Alba e a utilização de solução aquosa a 0,125% para as espécies Brassavola tuberculata, Cattleya labiata var Amoema e Dendrobium antenatum.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.