Efeito do neem (Azadirachta Indica) no controle de nematódeos gastrintestinais em ovinos suplementados a pasto no período seco
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p301Palavras-chave:
Controle de nematódeos, Ovinos, Suplementação, Proteína.Resumo
Avaliou-se o efeito de extratos de Azadirachta indica (Neem) sobre a resposta produtiva e o controle de nematódeos gastrintestinais em ovinos Santa Inês mantidos em pastagem no período seco. Vinte e quatro ovinos foram divididos em três tratamentos: SP – Controle (Animais recebendo suplemento protéico); SP – Óleo (Animais recebendo suplemento protéico e extrato de óleo de Neem) e SP – Folha (Animais recebendo suplemento protéico e folhas secas de Neem). Os animais receberam diariamente o suplemento protéico, enquanto que o óleo e as folhas foram ofertados em intervalos de 15 dias, totalizando 4 doses ministradas. A cada dia de fornecimento do óleo e folhas, amostras de fezes foram colhidas (dias 0, 15, 30, 45, 60) para contagem de ovos por gramas de fezes (OPG) e posterior cultivo de larvas para a identificação dos gêneros. A suplementação protéica influenciou diretamente na diminuição dos ovos de nematódeos por grama de fezes dos ovinos (OPG) mantidos em pastagens de baixa qualidade, conseqüentemente trazendo benefícios no controle das verminoses. A. indica presente no óleo e nas folhas não acarretou diferença estatística entre os tratamentos quando comparada aos animais recebendo apenas o suplemento proteico. A associação dos derivados do Neem com a suplementação protéica não foi capaz de aumentar o desempenho dos animais mesmo com os índices de OPG diminuídos, evidenciando assim a capacidade da suplementação protéica apresentar maiores efeitos sobre o controle das endoparasitoses em relação ao uso das associações proteínas e folhas de Neem ou proteínas e óleo de Neem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.