Caracterização imunoistoquímica de neoplasias de bexigas associadas à hematúria enzoótica bovina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p281Palavras-chave:
Citoqueratina, Vimentina, CD31, Uroplaquina III, Hematúria enzoótica bovina.Resumo
A hematúria enzoótica bovina é caracterizada pelo desenvolvimento de lesões hemangiomatosas relacionadas a diversos tipos de processos neoplásicos de origem epitelial e mesenquimal. O uso de biomarcadores pode auxiliar na classificação tumoral. Objetivou-se com este trabalho determinar a histogênese das lesões neoplásicas encontradas em bexigas, de animais da microrregião do Caparaó, ES com hematúria enzoótica bovina. Para isto foi realizada a imunoistoquímica com os anticorpos primários: anti-vimentina, anti-citoqueratina, anti-CD31 e anti-uroplaquina. As neoplasias encontradas foram carcinoma urotelial, carcinoma in situ, adenocarcinoma, hemangioma, mixoma e hemangiossarcoma. As marcações da citoqueratina em neoplasias epiteliais e da vimentina em neoplasias mesenquimais foram significativas (p<0,05). CD31 mostrou positividade em todos os vasos de todas as amostras, no entanto, a marcação foi significativa (p<0,05) nas células endoteliais tumorais das neoplasias mesenquimais de origem vascular, como hemangiomas e hemangiossarcomas. A marcação da uroplaquina III foi diferente nos diversos tipos neoplásicos e não demonstrou diferença significativa (p>0,05). Em relação ao tipo de marcação no urotélio, observou-se que a maioria das neoplasias mostrou marcação atípica, entretanto, nos hemangiossarcomas não houve marcação do urotélio em nenhuma das amostras. A análise estatística de Spearman revelou correlação positiva (rs= 0,63, p= 0,05) entre vimentina e CD31 e entre citoqueratina e uroplaquina (rs= 0,61, p= 0,05). Concluiu-se que os biomarcadores anti-citoqueratina, anti-vimentina e anti-CD31 são importantes para o diagnóstico das neoplasias epiteliais, mesenquimais e vasculares, respectivamente. É possível utilizar em associação vimentina e CD31 em neoplasias mesenquimais vasculares e citoqueratina e uroplaquina em neoplasias epiteliais. A uroplaquina demonstrou-se um marcador efetivo não somente para o diagnóstico tumoral, mas também para a avaliação da integridade urotelial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.