Componentes do corpo vazio de vacas da raça Purunã abatidas com pesos distintos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n2p883Palavras-chave:
Abomaso, Couro, Fígado, Rúmen, Trato gastrointestinal.Resumo
Objetivou-se avaliar os componentes do corpo vazio de vacas de descarte com pesos distintos. Utilizaramse 43 vacas da raça Purunã com idade média de 68,02 ± 17,36 meses. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado. Os pesos de abate estudados foram de 401, 434, 461, 476 e 522 kg. O peso e o rendimento de corpo vazio responderam linearmente à elevação do peso de abate, aumentando 65,16 g e 0,0253% a cada quilograma acrescida, respectivamente. O aumento do peso de abate proporcionou aumento linear da quantidade absoluta dos componentes não carcaça. O peso do trato gastrointestinal aumentou 9,61 g a cada quilograma acrescida no peso de abate, não sendo alterado pela variável independente quando expresso em percentagem do corpo vazio. O peso absoluto e peso relativo do conjunto de órgãos internos variou de forma linear positiva e negativa, respectivamente, com o avanço do peso de abate. O aumento do peso de abate proporcionou aumento linear do conjunto de gorduras internas. O conjunto de componentes externos aumentou 8,6 g a cada quilograma acrescida no peso de abate. A elevação do peso de abate, acima das exigências mínimas dos frigoríficos, prejudica a eficiência do sistema produtivo, em virtude do aumento proporcional dos componentes não carcaça.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.