Análise de fatores de risco para a infecção de cisticercose bovina: estudo de caso controle a partir de animais abatidos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2359Palavras-chave:
Cisticercose, Colatina-ES, Matadouro, Inquérito epidemiológico, Fatores de risco.Resumo
A cisticercose bovina é uma infecção zoonótica causada pelo estágio larval da Taenia saginata. A infecção é favorecida pela contaminação ambiental provocada pelo próprio homem, hospedeiro da forma adulta do parasito e por condições inadequadas de manejo. O conhecimento da prevalência da cisticercose bovina é importante para a implantação de programas de controle, para isto é fundamental determinar a fonte de infecção dos animais. Neste trabalho, foi realizado estudo a partir dos registros da cisticercose de três frigoríficos localizados no município de Colatina-ES. Por meio da guia de trânsito animal (GTA) foram obtidos os endereços das propriedades que destinaram animais ao abate. Tais propriedades foram georreferenciadas para o mapeamento da região estudada e estudo da distribuição dos casos e controles. Os fatores de risco foram estudados utilizando as informações obtidas em inquérito epidemiológico baseado na aplicação de questionários nas propriedades visitadas, utilizando como possíveis fatores de risco associados à infecção: o tamanho das propriedades, a origem dos animais, a idade dos animais adquiridos e o destino do esgoto. O diagnóstico da cisticercose no frigorífico, somado a informação de origem do animal, possibilitou definir as áreas de ocorrência da doença, demonstrando ser um importante indicador para o estabelecimento de programas eficientes para combate ao parasita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.