Ocorrência de anticorpos contra Leishmania spp., Neospora caninum E Toxoplasma gondii em soros de cães atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina-Pr
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p1897Palavras-chave:
Reação sorológica, Leishmaniose, Toxoplasmose, Neosporose e população canina Hospitalar.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi detectar a presença de anticorpos contra Leishmania spp., Neospora caninum e Toxoplasma gondii em cães atendidos no Hospital Veterinário, da Universidade Estadual de Londrina. Amostras de 112 animais foram obtidas por venopunção jugular ou cefálica com posterior obtenção dos soros. Estas foram submetidas à técnica de imunofluorescência indireta para detecção de anticorpos da classe IgG anti-Leishmania spp, anti-N. caninum e anti-T. gondii. Dos 112 soros examinados, 13 (11,61%), 25 (22,32%) e 57 (50,89%) foram positivos para Leishmania spp., N. caninum e T. gondii, respectivamente. A co-presença de anticorpos anti-Leishmania spp. e N. caninum foi observada em 6 (5,36%) amostras, anticorpos anti-Leishmania spp. e anti-T. gondii em 8 (7,14%), e anticorpos anti-N. caninum e anti-T. gondii em 18 (16,07%) amostras. A co-presença de anticorpos anti- Leishmania spp., anti-N. caninum e anti-T. gondii foi observada em 5 (4,46%) cães. Verificou-se uma maior prevalência de Leishmania nos animais positivos para Toxoplasma e Neospora, embora estes resultados não tenham sido estatisticamente significativos (p?0.06). Os cães são importantes no ciclo epidemiológico das enfermidades em estudo, sendo estas doenças importantes do ponto de vista de saúde animal, ou de saúde pública. A região norte do estado do Paraná é uma área endêmica para leishmaniose tegumentar humana, portanto, estudos devem ser realizados para desvendar o real papel dos cães como reservatórios da Leishmania para seres humanos no estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.