Características de crescimento inicial de duas cultivares de cafeeiro sob diferentes regimes hídricos e níveis de fertilização NPK
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3141Palavras-chave:
Coffea arábica, Irrigação localizada, Quimigação, Fase de formação.Resumo
O experimento objetivou avaliar os efeitos de regimes hídricos (irrigado e não-irrigado) e fertirrigação, combinados com doses de adubo para N, P e K, na fase de crescimento inicial de duas cultivares de cafeeiro, Obatã e IAPAR-59, na região noroeste do Paraná. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com parcelas subdivididas. As parcelas foram representadas pelas doses de fertilizantes, correspondentes a 15, 30, 45 e 60 g m-1, para N e K, e a 3, 6, 9 e 12 g m-1, para P, que equivalem, respectivamente, aos porcentuais de 50%, 100%, 150% e 200% da dose recomendada para cada nutriente. As subparcelas foram constituídas por linhas de plantas que receberam os regimes hídricos. Foram avaliados diâmetro de caule, comprimento do primeiro ramo plagiotrópico e seu número de internódios. Os tratamentos foram analisados separadamente para cada cultivar de cafeeiro. A fertirrigação e a irrigação favoreceram o crescimento inicial de ambas cultivares de cafeeiro. Para a cultivar IAPAR-59, o número de internódios foi superior somente com a fertirrigação. O número de internódios aumentou com a irrigação e diminuiu no sequeiro, de modo linear, para IAPAR-59 e Obatã, respectivamente, em função do aumento das doses de NPK. Na fertirrigação, observou-se redução do diâmetro de caule em doses superiores à menor dose testada, para IAPAR-59, enquanto que o maior número de internódios foi obtido com a máxima dose utilizada, para Obatã.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.