O jeans e a objetificação do corpo feminino na década de 1980

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49766

Palavras-chave:

jeans, publicidade, Corpo feminino

Resumo

Diante da existência de 150 anos da Calça jeans Levi’s, este artigo aborda como a calça jeans interage com o corpo feminino e como este foi exposto na publicidade na década de 1980. A calça jeans se revela uma das peças mais produzidas de todos os tempos e passou por diversas modificações apresentando discursos variados em sintonia com seu tempo. Sendo assim, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o histórico da calça jeans e sobre o corpo feminino e sua interação com a moda. Em seguida, uma pesquisa documental com intuito de exemplificar como as propagandas de calça jeans objetificaram o corpo feminino.

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Biografia do Autor

Maria Paula Guimarães, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda em design pela UEMG, Mestre em design, graduação em arquitetura, especialização em design de moda

Rachel Rios Scherrer, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda em Design (UEMG), é mestre em Estudos Culturais Contemporâneos pela Universidade Fumec (2016), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), graduação em Design de Moda pela Universidade Cesumar (2017), graduação em Design de Interiores pela Universidade Cesumar (2019). Atualmente é professora designada no curso de Design de Moda da Escola de Design (UEMG). Tem experiência na área de arquitetura com ênfase em indústria de alimentação e na moda, atua principalmente com computação gráfica, modelagem digital, moulage, modelagem, costura, e visual merchandising.

Teresa Campos Viana, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Cultura, gestão e processos em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2021). Mestre em Design e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2012). Pós Graduada em Gestão do Design para Micro e Pequenas Empresas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2012). Graduação em Design de Moda pela Universidade FUMEC (2008). Foi a designer de moda responsável pela área de pesquisa de tendências da empresa IMA Têxtil LTDA. Foi professora bolsista da disciplina Cultura de Moda do curso Produção de Moda Coltec/Pronatec. Foi professora das disciplinas Design em Moda, Sintaxe Visual, Projeto Interdisciplinar, LAI e outras no Centro Universitário Uni-BH. Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais e, atuando principalmente nos seguintes temas: design, moda, estilo, produtos e sustentabilidade. E também é professora da Faculdade Estácio, lecionando para os cursos de design de moda e publicidade.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

Guimarães, M. P., Rios Scherrer, R., & Campos Viana, T. (2024). O jeans e a objetificação do corpo feminino na década de 1980. Projetica, 15(2), 1–33. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49766

Edição

Seção

Design de Moda